Secção Portuguesa Liceu Internacional












Admissão
Inscrições 2018/2019
Informações sobre a Secção
Obras de leitura
Equipa Pedagógica
C D I
APASPLI Associação de Pais
Projetos e Atividades
Contactos

  Admissão no Liceu Internacional

 



1 - A admissão depende do número de vagas.

Por vezes, o número de vagas só pode ser determinado com precisão alguns dias antes do início do ano lectivo ou mesmo posteriormente, devido a possíveis desistências. Assim, é organizada uma lista de espera para o caso de surgirem vagas.

2 - O nível de língua exigido pela Secção pretendida, é verificado pelo diretor da secção através da análise do dossier escolar, pela realização de teste de língua escrita e oral. O diretor da secção baseado no teste dá um parecer fundamentado sobre a inscrição do aluno à administração francesa.

3 - A capacidade para seguir um ensino bilingue particularmente exigente, é também considerada, seja por meio do dossier ou por meio de um teste.
Os alunos que não possuam conhecimento da língua francesa podem ser admitidos em turma de "francês especial".

4 - A motivação e as necessidades do aluno e da família também são tidas em linha de conta e podem ser verificadas através de testes de admissão e de entrevistas a nível da secção e da administração francesa.

5 - De acordo com a família, a admissão pode ser decidida a título temporário ou probatório.
Em qualquer dos casos, a admissão só será efetiva quando as informações e os documentos justificativos forem todos entregues, quando forem pagas as despesas de inscrição às respetivas secções e for assinada, pelo encarregado de educação do aluno, a ficha administrativa de aceitação do regulamento interno do Liceu e entregues outros documentos complementares solicitados pela Secção (atestado médico, caderneta escolar, etc...).

6 - A continuação na Secção Internacional e no Liceu pode ser posta em causa no fim do ano letivo em conselho de turma, de acordo com o decreto de 10 de Maio de 1981.

 


1 - Secções privadas

As secções americana, britânica, dinamarquesa e norueguesa, holandesa, japonesa e sueca são geridas por associações de pais de alunos sob controlo do Reitor e cobram propinas de escolaridade pelo ensino complementar. O pagamento dessas taxas é obrigatório e é condição prévia para a inscrição.

2 - Francês especial
A incrição numa turma de "francês especial" é decidida por um prazo máximo de um ano, ao fim do qual o aluno é julgado apto ou não a seguir o ensino francês.
Na escola primária, depois de um ano de francês especial, um aluno pode ter que passar a externo.

 

Formalidades de Inscrição

As famílias tomam contacto com a administração do Liceu, através de uma carta explicativa, endereçada diretamente à Secção pretendida, a qual lhe enviará um dossier com data e número de pedido de inscrição.

Para mais informações contactar as diferentes secções.
Secção Portuguesa : 01 34 51 53 57
Diretor : José Carlos Janela Antunes
Assistente Pedagógica : Isabel Patrício

O Liceu Internacional é um estabelecimento de ensino público e um lugar de vida e de educação da responsabilidade do Estado Francês onde exercem, ao abrigo de acordos bilaterais ou de regulamentações específicas, professores estrangeiros, juntamente com professores franceses.

O Liceu escolariza, a nível da escola pré-primária, primaire, collège e lycée * , crianças e adolescentes de todas as nacionalidades, que seguem, regra geral, uma parte do ensino e das atividades educativas no quadro das secções estrangeiras: a alemã, a americana, a britânica, a dinamarquesa-norueguesa, a espanhola, a italiana, a japonesa, a holandesa e belga, a portuguesa, a sueca, a polaca, a russa e a chinesa.

Os objetivos educativos, a organização, os programas e métodos pedagógicos do Liceu, o seu funcionamento material resultam de uma longa história no decurso da qual se forjou uma comunidade educativa verdadeiramente internacional. Uma comunidade na qual professores, pessoal administrativo, pais e alunos se sentem solidariamente responsáveis, e criam hábitos e valores comuns, que dão ao estabelecimento de ensino o seu caráter próprio.

Optar pelo Liceu Internacional significa escolher um sistema de ensino ambicioso e exigente.
As condições de vida e de educação implicam o respeito rigoroso pelas regras gerais de comportamento algumas das quais tomam no Liceu Internacional, uma importância particular, devido à natureza da sua população escolar.
Este conjunto de direitos e deveres é o aspecto concreto da pertença a uma comunidade internacional, a uma comunidade de trabalho, a uma comunidade propícia ao desenvolvimento pessoal de cada um dos seus membros.
Uma comunidade internacional caraterizada pelo respeito das diferenças e pela qualidade do acolhimento. Cada aluno do Liceu Internacional tem um passado linguístico, familiar, cultural, escolar que lhe é próprio o qual vai enriquecer a coletividade. Cada membro da comunidade educativa tem o dever de o acolher e de facilitar a sua integração, respeitando a sua personalidade e contando com o seu esforço.
Uma comunidade de trabalho em que a variedade e o ritmo do ensino e das atividades impõem uma presença e disponibilidade constantes. O respeito escrupuloso pelos horários e a assiduidade constituem uma condição indispensável ao bom funcionameno da vida coletiva. A disciplina do Liceu é livremente aceite e respeitada por cada um dos membros da comunidade.
Uma comunidade de desenvolvimento pessoal onde cada qual se sente feliz por aprender, por se exprimir, por estabelecer amizades duradouras. Exige-se o respeito pelo património comum - salas de aula, espaços de atividades circum-escolares, de refeições ou de lazer, jardins e edifícios - assim como o respeito pelos bens alheios. Deslizes no comportamento ou faltas de cortesia são incompatíveis com a confiança que deve reinar entre todos os membros da comunidade.
O atual regulamento interno, em conformidade com o projeto do estabelecimento de ensino e a regulamentação em vigor, tem como objetivo definir as regras de funcionamento e de comportamento que traduzem estes valores, bem como as recompensas em razão do seu cabal cumprimento ou as sanções caso não seja respeitado. É um documento contratual entre todos os membros da comunidade educativa internacional e ao qual cada um adere explicitamente ao entrar para o Liceu.
O regulamento abrange todos os alunos, da escola pré-primária ao Liceu, bem como qualquer adulto que tenha acesso ao Liceu. Nele estão formulados, de uma maneira geral, os direitos e os deveres de cada membro da comunidade e os princípios que devem ser respeitados, sob pena de exclusão. Vários documentos, de natureza técnica, jurídica ou pedagógica, tornam-o mais preciso ou completam-no, documentos esses estabelecidos pelo reitor depois de ter sido consultado o Conselho de Administração e que constituem um conjunto de textos regulamentares ofíciais, que se encontra à disposição de todos.


* No sistema educativo francês :
        - O Primaire corresponde aos cinco primeiros anos de escolaridade :
           11ème (CP), 10ème (CE1), 9ème (CE2), 8ème (CM1), 7ème (CM2).
        - O Collège vai do sexto ao nono ano de escolaridade :
 sixième, cinquième, quatrième, troisième.
        - O Lycée incluí o décimo, décimo primeiro e décimo segundo ano de escolaridade:
  seconde, première e terminale.



      Página Principal       Topo da Página


Secção Portuguesa
Lycée International
2bis, rue du Fer-à-Cheval -CS 40118
 78105 Saint-Germain-en-Laye Cédex
France


 Tel/0033 (0)1 34 51 53 57     
 E-mail :  contact@sectionportugaise.com
Website :
 http://www.sectionportugaise.com